Mensagens populares

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ervas Mágicas




a forma de fazer uso das ervas mágicas é colocando-as em um saquinho feito com veludo preto. Este saquinho é um amuleto mágico, por isso sempre leve-o consigo.

Secá-las e deixá-las penduradas em algum lugar de sua casa também é uma forma poderosa de atrair as forças mágicas destas ervas.

Ervas relacionadas ao amor podem ser reduzidas à pó. Você poderá soprá-lo sobre a pessoa amada ou usá-lo quando quiser conquistar alguém.

Ervas

Os gregos usavam ervas e óleos aromáticos nos rituais religiosos. Estavam convencidos de que somente os deuses poderiam ter criado aromas tão profundos e pensavam que os aromas naturais podiam ser uma ponte para alcançar o Olimpo e receber as forças dos deuses, protecção, cura e beleza.

OUTROS NOMES PARA AS ERVAS

Antigamente, várias ervas e plantas, que se supunha possuírem poderes místicos, recebiam apelidos ''bruxos".
Alguns desses antigos nomes ainda são usados por muitos Bruxos e herbalistas de hoje, como:
- "grama-de-feiticeira" para a grama-de-ponta (Agropyron repens);
-"sinos de fei­ticeira" ou "luvas de feiticeira" para dedaleira (Digitalis);
- "vassoura de feiticeira" para urze (Calluna vulgaris);
-"er­va de feiticeira" para cicuta venenosa (Çonium macula-tum);
- "círio de bruxa" ou "vela de feiticeira" para verbasco (Verbascum thapsus);
-"bolsa de feiticeira" para bolsa-de-pastor (Çapsella bursa-pastoris);
-"flor de cigano" para cinoglossa (Çynoglossam officinale);
-"erva de cigano" para verónica (Verónica officinalis);
-"pé de druida velho" para estrela resplandecente (Çhamaelirium luteum)*;
-"violeta de mágico" para pervinca (Vinca minor); e
-"raiz de feiticei­ra" para ginseng (Panax schin-seng).

Historicamente, a verbena (Verbena) tem sido asso­ciada à bruxaria, magia e feitiçaria; por essa razão recebeu os apelidos bem apropriados de "erva de bruxo" e "planta de encantamento". Na antiga Roma era conhecida como a "erva do bom presságio", sendo utilizada para decorar os altares dos deuses.

Muitas ervas usadas pêlos Bruxos foram colhidas, comidas ou sacrificadas em honra a certas deidades pagãs. Suas associações mitológicas estão reflectidas nos apelidos:

-"grupo de Júpiter" para o verbasco (Verbascum thapsus);
-"raio de Júpiter" para o meimendro (Hyoscyamus níger);
-"lágrima de Juno", "planta de Mercúrio" ou -"lágrimas de Ísis" para a verbena (Verbena); e
- "barba de Júpiter" ou "olho de Júpiter" para a sempre-viva dos telhados (Sem-pervivum tectorum).
* Nome popular de três plantas norte-americanas: Alteris farinosa, Çhamaelirium luteum e Liatris squarrosa. (N.T.)

Na Idade Média, quando a Igreja Cristã ganhou po­der, as deidades de natureza pacífica da Religião Antiga foram transformadas nos diabos da nova religião, e muitas ervas, associadas aos pagãos, tomaram-se ervas do diabo e receberam apelidos como:

- "pedaço do diabo" para a estrela resplandecente (Çhamaelirium luteum),
- "nabo do diabo" para a briônia (Bryonia dioica);
-"chapéu do diabo" para a bardana (Petasites);
-"erva do diabo" para o junípero ÇJuni-per sabina);
-"provocação do diabo" e "brinquedo do diabo" para o milefólio (Achilea millefolium)9,
-"vinha do diabo" para a trepadeira (Çonuolvulus sepium)',
-"maçã de satã" e "vela do diabo" para a mandrágora europeia (Mandragora officinarum);
-"pedaço do diabo" para o heléboro (Veratrum viride):
-"ossos do diabo" para o inhame selvagem (Diosco-rea villosa);
-"maçã do diabo" e "trombeta do diabo" para o estômago (Datara stramonium)
-"olho do diabo" para o meimendro (Hyoscyamus niger) ;
-"excremento do diabo" para a férula (Ferula foetidá);
-"doce do diabo" para o visco (Viscum álbum); e
-"raiz do diabo" para o cacto peiote (Lophorora williamsiï).

Na Alemanha e na Holanda, a artemísia (Artemísia vulgaris) era conhecida como "planta de São João", pois acreditava-se que, quando colhida na véspera do dia de São João (Véspera do Soistício do Verão), dava protecção contra feitiçaria, maus espíritos, doenças e infortúnios.
O estragão (Artemísia dracuncuius) é muitas vezes chamado de "erva do dragão" ou "pequeno dragão"; a arruda (Ruta graveolens) é conhecida como "erva da gra­ça", e o manjericão (Ocimum basilicum) é a "erva do amor".

Círculos de cogumelos em áreas gramadas, que mar­cam a periferia do crescimento dos micélios sob o solo, são chamados de "anéis das fadas", em virtude da crença de que os círculos são produzidos por fadas aladas.

Muitas ervas estão também associadas a músicas folclóricas e recebem apelidos, como "cavalos das fadas" para a erva-de-santiago (Seneció)', "dedos de fada", "capas de fada", "dedais de fada" e "luva de fada" para a dedaleira (Digita-lis); "fumaça de fada" para cachimbo de índio (Monotropa uniflora); "erva de duende" e "cauda de duende" para a ênula (Inula helenium); e "trevo de duende" para o trevo ou azedinha (Qxalis acetosella).

O visco (Viscum álbum) era erva altamente reveren­ciada nos aspectos mágicos e religiosos entre os antigos sacerdotes druidas da Bretanha e da Gália pré-cristãs e se tomou conhecido apropriadamente como "erva de druida".

Acreditava-se que a centáurea (Çentaurium umbella-tum) possuía grandes poderes mágicos conhecidos dos druidas, que usavam a planta como amuleto para atrair a boa sorte e repelir o mal. E muitas vezes chamada de "casco de centauro", ligada ao lendário centauro Quíron, que a utilizava para curar ferimentos de flechas.

O absinto (Artemísia absinthium) era sagrado para a Grande Mãe, sendo conhecido como "espírito-mãe".

A alquemila (Alchem illa vulgaris), uma erva silvestre europeia, passou a ser conhecida como planta mágica importante no século 16 com a descoberta do orvalho nocturno recolhido das dobras em forma de funil nas suas folhas semi-fechadas de nove lobos. Cientistas de mentes alquímicas daquela época consideravam o orvalho subs­tância altamente mágica, e a planta logo recebeu o nome de Alchemilia que significa "pequeno mago".

A mandrágora, com sua raiz misteriosa com forma humana, é planta associada à feitiçaria medieval e talvez seja a mais mágica entre todas as plantas e ervas. Na Arábia, ela é chamada de "vela do diabo" ou "luz do diabo", pela antiga crença de que suas folhas brilham no escuro, fenómeno, na realidade, causado pelos vagalumes. Os antigos gregos chamavam a mística mandrágora de "plan­ta de Circe", pois acreditavam que Circe, feiticeira que fazia encantamentos, usava infusão de mandrágora pri­meiro para cativar e, depois, para transformar suas víti­mas. A mandrágora possui vários outros apelidos, incluindo "homem-dragão", "raiz de bruxo", "anão-terra", "raiz do diabo" e "pequeno homem enforcado".

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Propriedades das Pedras




ÁGATA

Indicações: Proteção, amizade, justiça e vitalidade.
Propriedades: Desenvolve a coragem e a autoconfiança. Ajuda no reconhecimento dos verdadeiros amigos e nos problemas ligados à justiça.
História: Os antigos romanos acreditavam que as Ágatas em forma de anéis poderiam
oferecer-lhes poder e riqueza.

ÁGATA AZUL

Indicações: Proteção, amizade, justiça e calmante.
Propriedades: Traz sensações de bem-estar, paz e felicidade protegendo seu usuário de tudo o que é ruim. Fisicamente pode ser usada para auxiliar nos tratamentos para problemas auditivos.

ÁGATA DE FOGO

Indicações: Proteção, amizade, justiça e vitalidade.
Propriedades: Seu tom avermelhado proporciona vitalidade e força, tanto física, quanto psíquica. É conhecida como a pedra da disposição.

ÁGATA DENDRITA

Indicações: Afasta os obstáculos e nos dá determinação.
Propriedades: Estimula o equilíbrio físico e mental. Fisicamente, auxilia no sistema circulatório e digestivo. Na parte psíquica, nos dá determinação nos ajudando a afastar o medo e conseqüentemente os obstáculos.

ÁGATA LILÁS

Indicações: Proteção, amizade, justiça e espiritualidade.
Propriedades: Tem efeito suave sobre nossa alma, trazendo a tona a consciência da espiritualidade e da energia universal que alimentam nosso espírito.

ÁGATA MUSGO

Indicações: Desperta sonhos premonitivos.
Propriedades: Atua no tratamento dos sentidos e da emoção. Nos faz recordar sonhos que podem ser premonitivos. Inspira a felicidade e a consciência ecológica.
História: De acordo com as lendas Árabes a Ágata musgo ajuda a distinguir entre verdadeiros e falsos amigos.

ÁGATA ROSA

Indicações: Proteção, amizade, justiça e amor.
Propriedades: Transmite calma, tolerância e amor, especialmente nos relacionamentos. Harmoniza nossas necessidades e desejos.

ÁGATA VERDE

Indicações: Proteção, amizade, justiça e saúde.
Propriedades: Auxilia no processo de cura no tratamento de doenças, fortalecendo o sistema imunológico do corpo físico.

ÁGUA MARINHA

Indicações: Protege a fidelidade e o amor verdadeiro.
Propriedades: Atrai pensamentos puros, a fidelidade e o amor verdadeiro. Ajuda a expressar sentimentos e a extravasar aflições. Fisicamente, é ótima no tratamento de doenças respiratórias.
História: Os antigos gregos tinham a água marinha como símbolo do amor e sorte no matrimônio.

AMAZONITA

Indicações: Calmante, anti-estresse.
Propriedades: Possui excelente força curativa. Está ligada ao sistema nervoso central, tendo por isso, um efeito calmante, ajudando a diminuir a ansiedade.
História: A Amazonita era considerada valiosa pela maioria dos povos indígenas que a usavam como adorno e para a cura.

ÂMBAR

Indicações: Sucesso, Proteção, Motivação, Sexualidade
Propriedades: Desperta em nós a alegria de viver. Na meditação, ativa o pleso solar liberando o caminho para o fluxo de energias positivas. No aspecto físico, ajuda no tratamento de doenças cutâneas e musculares.
História: Entre os povos Árabes o Âmbar era usado como amuleto para afastar os maus espíritos e proporcionar alegria para seu portador.

AMETISTA

Indicações: Paz e espiritualidade.
Propriedades: É a pedra de maior eficácia na meditação. Transmite paz, espiritualidade, elimina o estresse e inspira a cura e intuição.
História: Os gregos acreditavam que a Ametista tinha o poder de transformar os maus pensamentos em pensamentos otimistas, além de proteger seu portador de falsas amizades.

AMETRINO

Indicações: Inspiração, Mediunidade, Transformação.
Propriedades: Meio Ametista, meio Citrino o Ametrino harmoniza nossas necessidades e desejos. Ajuda àqueles que procuram direção no sentido da vida e da existência.
História: Conhecido somente pelos povos da América do Sul, está entre as pedras mais raras e valiosas já encontrada.

APATITA

Indicações: Contra a obesidade.
Propriedades: No tratamento físico, combate a obesidade, beneficia o tecido muscular e alivia a hipertensão.
História: Descoberta recentemente a Apatita é usada em indústrias como matéria-prima para fabricação de adubo fosfatado.

ARAGONITA

Indicações: Nervos, pesadelos, cansaço, reumatismo.
Propriedades: Possui efeito calmante sobre os nervos. Previne pesadelos e sonambulismo quando colocada sob o travesseiro. Tem propriedades curativas sobre as moléstias dos ossos, juntas, mãos e pés.
História: Seu nome tem origina-se da cidade de Aragona na Sicília. Os antigos gregos, romanos e índios usavam esta pedra para trabalhos artísticos e de entalhe.

AZURITA

Indicações: Consciência, Decisão, Intuição, Telepatia.
Propriedades: Devido à sua coloração azul, funciona muito bem para o desenvolvimento da intuição, ampliando o poder do chakra frontal (entre as sobrancelhas). Purifica e transmuta a alma proporcionando alegria, satisfação e bem-estar.
História: Os antigos gregos e romanos usavam a Azurita como remédio e corante devido à facilidade de moer esta pedra transformando-a em pó.


BARITA

Indicações: Magia negra, Irradiações eletromagnéticas, Influxos negativos.
Propriedades: A Barita é uma excelente pedra para ser usada em ambientes onde hajam aparelhos eletromagnéticos como computadores, televisores, etc. Ela funciona como um instrumento de absorção destas irradiações do meio ambiente.
História: Seu nome tem origem do grago "Barys" que significa "pesado". Atualmente a barita é muito usada na fabricação de placas e roupas de proteção. Ela absorve raios radioativos, raios X e ultravioleta.

BERILO

Indicações: Erotismo, Sentimentos.
Propriedades: Estimula e aumenta nosso poder de atração do sexo oposto. Proporciona sensação de alegria, euforismo e impulsiona o erotismo.
História: Os romanos lapidavam o Berilo para servir de óculos melhorando a visão de quem observava as lutas dos gladiadores. Diz-se que até mesmo o imperador Nero tinha este tipo de óculos.

BRONZITA

Indicações: Contra traumas e depressões, Proteção.
Propriedades: Diminui depressões e ameniza os traumas vividos. Excelente para proteção contra influxos negativos atuando como um escudo protetor da alma.
História: Foi objeto de cobiça dos gregos e romanos que a utilizavam como pedra curativa e de adorno. Transformada em pó, a Bronzita era usada também como proteção e cura contra doenças espirituais e mentais.

CALCEDÔNIA

Indicações: Paz e serenidade.
Propriedades: Elimina a raiva e ajuda a atrair perspectivas positivas. Traz alívio para pesadelos, auxilia nos problemas de visão e cordas vocais.
História: No século XVI, a Calcedônia era prescrita pelos magos para acabar com ilusões e fantasias. Mandava-se perfurar a pedra e pendurá-la no pescoço para este fim.

CALCITA AZUL

Indicações: Atrai pensamentos puros, eleva a alma e nos liga ao nosso Anjo de Guarda.
Propriedades: Nos eleva espiritualmente, melhorando nossa qualidade energética e favorecendo nossa ligação com os seres de luz (Anjos). Ajuda a atrair pensamentos positivos e puros, minimizando e até mesmo eliminando pensamentos destrutivos.

CALCITA LARANJA

Indicações: Alegria, sorte e entusiasmo.
Propriedades: Amplia a memória, inspira a alegria e abre novos caminhos aliviando o medo e o estresse
História: Lendas do índios do México diziam que a Calcita laranja armazenava uma carga imensa da Luz do Sol em seu interior que a fazia iluminar-se à noite.

CALCITA VERDE

Indicações: Serenidade e discernimento em momentos de pressão e estress.
Propriedades: Evita o acúmulo das emoções e sobrecargas negativas que causam o estresse. Nos ajuda nos momentos de decisão, aliviando os impasses e dúvidas.

CIANITA

Indicações: Auxilia na comunicação e auxilia o dom artístico.
Propriedades: Estimula a expressão comunicativa e a concentração. Promove a verdade, a confiança e realça o dom artístico.
História: A origem da palavra Cianita vem do grego "Kynos" que quer dizer "azul-escuro". Esta pedra era considerada pelos antigos como pedra dos navegantes protegendo-os dos perigos das águas.

CITRINO

Indicações: Prosperidade, auto-estima e sucesso profissional.
Propriedades: Favorece a auto-estima e motivação. Atrai a capacidade de ganhar dinheiro e inspira sucesso profissional.
História: Esta pedra era usada pelos legionários romanos que a traziam no peito para se protegerem contra mau olhado, inveja e intrigas.

CORAL

Indicações: Vitalidade, Equilíbrio emocional.
Propriedades: Fortalece a necessidade de relacionamento e amizade, protege contra pessoas más e invejosas, diminui depressões, aumenta a energia e vitalidade. Fisicamente, fortalece e embeleza a pele, os cabelos e as unhas.
História: Desde a antigüidade os corais figuram em muitas lendas e crenças como objeto mágico e de proteção. Os corais podem ser brancos, rosas, azuis, pretos e vermelhos que é a cor mais valorizada.

CORNALINA

Indicações: Vitalidade, alegria de viver.
Propriedades: Aumenta a vitalidade e a energia afirmativa. Alivia a depressão, despertando a alegria de viver.
História: Também conhecida como Carneol (do latim "Corneolus" por sua semelhança com uma cereja), esta pedra era uma das mais valiosas da antigüidade. Os egípcios a utilizavam como pedra da renovação e fidelidade, atribuindo-lhe poderes divinos.

CRISOCOLA

Indicações: Comércio, Negócios, Esperança.
Propriedades: Abre nossos caminhos e cuida das questões de trabalho e dinheiro, nos ajudando no enriquecimento pessoal em todos os sentidos. Também ajuda a estabelecer um bom relacionamento amoroso e boas parcerias.
História: Os egípcios honravam a Crisocola como pedra da sabedoria que tinha o poder de promover em seus portadores uma harmonização entre espírito e corpo.

CRISOPRÁSIO

Indicações: Prosperidade, Proteção e Saúde.
Propriedades: Ajuda a evitar complexos, estimulando a autoconfiança. Facilita ganhos materiais, trazendo estabilidade financeira. Fortalece nossa saúde.
História: No Egito o crisoprásio era utilizado como pedra protetora e de cura contra magia negra.

CRISTAL

Indicações: Harmonia e energia.
Propriedades: Aumenta a possibilidade de cura física, mental ou espiritual por ser uma grande fonte de energia.
História: Esta é uma das pedras mais conhecidas entre todos os povos desde a antigüidade. Os gregos chamavam-no de "Kristallos" que significava "gelo".

CRISTAL FUMÊ

Indicações: Conquistas, Sorte, Inspiração.
Propriedades: Usado também nas meditações, permite que consigamos equilibrar nossas necessidades materiais e espirituais.
História: Os povos árabes usavam o Cristal fumê como pedra da fidelidade e da amizade
que podia mudar de cor diante a ameaças de infortúnios.

CRISTAL RUTILADO

Indicações: Sucesso, raciocínio lógico e objetividade.
Propriedades: Propicia bem-estar e força para viver. Atrai o sucesso, desenvolve o raciocínio lógico e a objetividade para melhor alcançar nossas metas.
História: Segundo a mitologia grega os homens acreditavam que o Cristal rutilado era feito de materiais do rios subterrâneos.

DOLOMITA

Indicações: Limpeza, Harmonização, Calmante.
Propriedades: É uma excelente pedra para ser carregada por pessoas que tem o temperamento explosivo e/ou agressivo. Ela tem efeito calmante sobre o corpo e mente equilibrando os desejos e necessidades.
História: Esta pedra era transformada em pó pelos médicos e alquimistas da Idade Média e usada como remédio contra doenças de pele e dos ossos.

DUMORTIERITA

Indicações: Disposição, Concentração.
Propriedades: Esta pedra proporciona harmonia no ambiente, dissolvendo a negatividade e os males do dia-a-dia. Proporciona uma sensação de relaxamento profundo quando usada na meditação.
História: Os aborígenes africanos acreditavam que esta pedra era composta de água endurecida, pois onde a pedra era encontrada havia água por perto.

ENXOFRE

Indicações: Proteção.
Propriedades: O enxofre é um excelente instrumento de captação de energias negativas do ambiente. Ela funciona como um verdadeiro "pára-raios" protegendo-nos dos influxos negativos.

EPIDOTO

Indicações: Realidade, Consciência, Equilíbrio.
Propriedades: O epidoto é uma pedra de auto-realização nos ajuda a não sentirmos solidão. Fisicamente esta pedra acalma o coração e os nervos, estabiliza o sistema imunológico ajudando na recuperação do corpo.
História: O nome Epidoto vem do grego "Epidosis" que significa "acrescimento".

ESMERALDA

Indicações: Rejuvenesce e protege os viajantes.
Propriedades: É a pedra do amor incondicional, da confiabilidade e da fidelidade. em tratamento físico, tem efeito rejuvenescedor sobre a pele, além de ajudar na cura de infecções. Também é conhecida como a pedra dos viajantes por seu efeito protetor.
História: No Egito, Cleópatra enfeitava-se com as mais belas Esmeraldas, pois acreditava que nelas estava a beleza eterna de Vênus que remoçava a apaência.


FLUORITA

Indicações: Fortalece nossa auto-confiança e aumenta a concentração.
Propriedades: É um excelente calmante, muito boa contra a insônia e a ansiedade, podendo ser usada sem restrição. Funciona como uma pedra de superação das situações difíceis, nos ajudando a fortalecer nossa auto-confiança para tomarmos decisões acertadas.
História: Na antiga China esta pedra foi usada como amuleto de sorte, proteção contra magia negra e pensamentos suicidas.

GRANADA

Indicações: Sexualidade e paixão
Propriedades: Pedra da paixão: amplifica os desejos, as emoções, a vitalidade, a criatividade, a ousadia e a coragem. Pode reciclar sentimentos e renovar a paixão.
História: O nome Granada teve origem do Latim "Granatus" que significa "Grão".

GREEN GOLD

Indicações: Clareza, Sorte.
Propriedades: Estimula a clareza de pensamentos e a determinação. Atrai a sorte para a vida da pessoa.

HELIOTRÓPIO

Indicações: Satisfação, Vitalidade, Sono.
Propriedades: O Heliotrópio favorece um sono tranqüilo e ajuda a prevenir pesadelos. Tem efeito purificador e rejuvenescedor sobre o corpo.
História: Na Índia e no Egito acretiva-se que a pedra afastava doenças e inimigos.

HEMATITA

Indicações: Negatividade, circulação sangüínea e dores lombares.
Propriedades: Combate a negatividade em ambientes de baixa vibração, formando um escudo protetor a nossa volta. É eficaz no tratamento de dores lombares e melhora a circulação sangüínea.
História: Na antiga Grécia a Hematita era considerada como sangue dos deuses devido à sua coloração interna ser vermelho intenso.

HOWLITA AZUL

Indicações: Proporcionar equilíbrio e bem estar emocional.
Propriedades: Acalma e previne contra explosões de sentimentos. Reduz as frustrações e energias negativas, proporcionando equilíbrio e bem estar emocional.
História: Os índios acreditavam que ela dava força e ânimo para enfrentar os nossos semelhantes.

HOWLITA BRANCA

Indicações: Equilibrar as emoções e favorecer a paz.
Propriedades: Benéfica para o equilíbrio das emoções, dando-nos coragem e força e serenidade para enfrentar nossos semelhantes. Fisicamente nos ajuda em dietas, sendo ótima para tirar o inchaço do corpo.

HOWLITA ROSA

Indicações: Estimular a paz nos relacionamentos.
Propriedades: Influi positivamente nos relacionamentos entre os casais. Programando-se esta pedra, ajuda a atrair o sexo oposto ao de quem a usa.

IOLITA

Indicações: Amor, Sensitividade, Cura.
Propriedades: Promove a fidelidade e sintoniza os sentimentos entre enamorados. Pode ser empregada na meditação para promover a paz e expandir a sabedoria

JADE

Indicações: Alegria, Equilíbrio emocional, Fertilidade.
Propriedades: Proporciona maior alegria de viver. Considerada a pedra da paz interior, traz equilíbrio emocional ajudando em casos de depressão. Na meditação purifica os centros energéticos.
História: Os maias utilizavam o Jade como amuleto do amor e da amizade.

JADE BRANCO

Indicações: Paz, clareza de idéias e pensamentos.
Propriedades: Proporciona maior sensação de paz interior, especialmente se usada na meditação. Atrai pensamentos puros e elevados.

JADEÍTA

Indicações: Para um melhor destino no amor.
Propriedades: É excelente para abrir os caminhos amorosos e para ajudar a resolver dificuldades nos relacionamentos. Sua força positiva e atrativa pode ser notada quando pessoas de boas intenções se aproximarem.

JADEÍTA RAJADA

Indicações: Contra dor de cabeça.
Propriedades: Pode ser usada para ajudar em tratamentos contra dores de cabeça e enxaqueca.

JASPE AMULETO

Indicações: Vitalidade aos órgãos internos.
Propriedades: Tem especial impacto sobre o corpo físico, trazendo vitalidade aos órgãos internos e diminuindo processos alérgicos.

JASPE BAHIA

Indicações: Revelar aspectos de nossas vidas.
Propriedades: Liga-nos com a ampla energia da terra, revelando-nos o passado, o presente e o futuro através dos sonhos.

JASPE ESTRELADO

Indicações: Fama e reconhecimento.
Propriedades: Proporciona maior força e persistência. Ativa as forças autocurativas despertando a vontade de viver. Pode ser usada quando se deseja ter fama e reconhecimento por sua capacidade de atração.
História: Diz-se que é conhecido na China há milênios devido às suas qualidades desinfetantes.

JASPE INDIANO

Indicações: Proteger nosso corpo físico e espiritual de influências maléficas.
Propriedades: Muito útil em situações de perigo, onde podemos estar vulneráveis, tanto física como espiritualmente.

JASPE OCEÂNICO

Indicações: Leveza, Bem-estar.
Propriedades: Quando usada constantemente, causa sensação de leveza, dá alegria e bem estar.

JASPE PARDO

Indicações: Restabelece a Saúde, Contra raiva.
Propriedades: Nos ajuda a dissolver o sentimento de raiva e é excelente para a boa saúde do fígado.
História: Era respeitado pelos índios como pedra de cura, especialmente sobre os rins, fígado e vesícula.

JASPE RENDA VERDE

Indicações: Contra confusão mental.
Propriedades: Deve-se carregar esta pedra sempre que estiver prestes a tomar uma decisão importante ou estiver confuso sobre algum assunto ou aspecto da vida.

JASPE PICTURE

Indicações: Desenvolver a criatividade e dons artísticos.
Propriedades: Promove o reconhecimento, a diplomacia, a criatividade e a segurança, podendo ser utilizada no exercício de qualquer profissão.

JASPE PRECIOSO

Indicações: Intensificar as energias criativas e físicas.
Propriedades: Proporciona disposição física e dá ânimo. Harmoniza o sistema nervoso, diminui as moléstias do fígado, estômago e baço, fortificando o sangue.

JASPE RAJADO

Indicações: Estimula a criatividade e raciocínio.
Propriedades: Excelente para quem precisa de muita criatividade no trabalho e para quem deseja estimular o raciocínio, especialmente em provas.

JASPE VERMELHO

Indicações: Sexualidade, gravidez.
Propriedades: Ativa a energia sexual e, em casos de gravidez, diminui as náuseas e previne os vômitos, proporcionando cheia de harmonia e amor ao bebê.
História: Os antigos gregos acreditavam que o Jaspe vermelho garantia a seu portador um matrimônio feliz.

JASPE ZEBRA ROSA

Indicações: Equilibra os relacionamentos e a auto-estima.
Propriedades: O Jaspe Zebra Rosa é uma pedra excelente para os relacionamentos. Ela traz paz e equilíbrio entre os parceiros harmonizando os sentimentos. Para aumentar auto-estima carregue sempre esta pedra.

KANGA ROSA

Indicações: Amor, Relacionamentos.
Propriedades: Atrai amores novos. Para quem já está envolvido emocionalmente com alguém, esta pedra é excelente para harmonizar o relacionamento. Ela estimula os bons sentimentos e o amor verdadeiro.

KUNZITA

Indicações: Equilíbrio emocional, Calmante.
Propriedades: Favorece o equilíbrio do sistema nervoso, a recuperação em casos de decepções e atua contra depressões.
História:Os antigos gregos usavam a Kunzita como pára-raios, contra perigos, magias e doenças.

LABRADORITA

Indicações: Traz a tona nossos talentos e o que há de melhor em nós.
Propriedades: Traz compreensão, aceitação e controle mental sobre qualquer dificuldade. Atrai lembranças positivas da infância e protege contra doenças terminais.
História: A Labradorita recebeu este nome porque foi encontrada pela primeira vez em Labrador no século XVIII.

LACA

Indicações: Doação, Caridade.
Propriedades: Traz equilíbrio entre nossa capacidade de doação e nosso ego. Favorece a caridade ao próximo.
História: A Laca não é uma pedra. Ela é uma resina obtida de uma família de plantas chamada Anacardiáceas. A Laca é conseguida através de cortes na cascas destas árvores que produzem uma espécie de lástex cremoso. Esta prática continua a desenvolver-se pelos países orientais, especialmente pela China desde o século XVI a.C.

LÁPIS LAZULI

Indicações: Confiança e segurança na tomada de decisões importantes.
Propriedades: Conhecida como a pedra dos Faraós, abre o campo mental estimulando a inteligência e autocontrole na tomada de decisões. É associada ao sexto chakra intensificando a captação e percepção de mensagens de outras dimensões.
História: Na Suméria antiga a pedra era muito associada às divindades em geral. Alguns diziam que a pedra continha a alma dos Deuses e Deusas dentro dela.

LAVA VULCÂNICA

Indicações: Proteção.
Propriedades: É um amuleto muito poderoso quando no altar ou levado no bolso como amuleto. Protege o lar em geral, repelindo a negatividade do ambiente.
História: Antes que os europeus descobrissem o Havaí, as rochas de lava eram usadas para construir centros de atividades religiosas e mágicas.

LEOPARDITA

Indicações: Coragem, determinação e força de vontade.
Propriedades: É a pedra da coragem. Inspira força de vontade e determinação para lutarmos pelo que queremos. Elimina fobias, medos e dúvidas.
História: Vários objetos de culto e efeite em Leopartidta foram encontrados em sítios indígenas históricos.

LEPIDOLITA

Indicações: Sensualidade, feminilidade e atração.
Propriedades: Desperta a sensualidade, a feminilidade e a atração. Pode ser usada em momentos de crises afetivas, facilitando assim os processos de mudanças.

LETRA CHINESA

Indicações: Raciocínio e inteligência.
Propriedades: Auxilia no desenvolvimento mental atuando diretamente no raciocínio lógico e na inteligência.


MADEIRA FOSSILIZADA

Indicações: Ajuda na convivência com pessoas de pensamentos opostos.
Propriedades: É indicada para todos os chakras e deve ser posicionada sobre o lugar onde faz-se mais necessária. Transmite força e luz. Nos ajuda a reconhecer os erros que cometemos no passado.
História: Esta pedra é na verdade um pedaço de madeira petrificado que ficou guardado milhões de anos sob a terra.

MADREPÉROLA

Indicações: Proteção e Riqueza.
Propriedades: Por estar associada ao dinheiro, pode-se usar a madrepérola para atrair dinheiro, riquezas e prosperidade.
História: A madrepérola (parte lustrosa do interior dos moluscos marinhos) era o meio de troca (moeda) em alguns povos como os polinésios.

MAGNETITA

Indicações: Tensão emocional, Equilíbrio, Intuição.
Propriedades: Protege contra raios, harmoniza corpo e alma e tem efeito relaxante. É uma pedra muito apreciada por sua capacidade de despertar nossa percepção e poder intuitivo.
História: Os antigos assírios guardavam em seus óleos de massagem uma magnetita para aumentar a masculinidade.

MALAQUITA

Indicações: Pedra da vitalidade e beleza. Usada no peito, resolve problemas amorosos.
Propriedades: É conhecida como a pedra da saúde, por seu efeito de limpeza sobre todo o organismo. Inspira beleza, determinação, sucesso e contentamento, especialmente no campo afetivo.
História: Os egípcios apreciavam esta pedra como pedra da esperança, sorte e harmonia nas parcerias.

MORGANITA

Indicações: Alegria, Felicidade, Telepatia.
Propriedades: Transmite uma sensação de conforto e renova nosso estado emocional. Fisicamente tem efeitos terapêuticos sobre músculos, coluna e coração.
História: Na antiguidade era honrada como pedra mágica.

NEFRITA (JADE)

Indicações: Alegria, Equilíbrio emocional, Fertilidade.
Propriedades: Proporciona maior alegria de viver. Considerada a pedra da paz interior, traz equilíbrio emocional ajudando em casos de depressão. Na meditação purifica os centros energéticos.
História: .

OBSIDIANA FLOCOS

Indicações: Fortifica a pele, cabelos, ossos e articulações.
Propriedades: Alerta seu portador contra amigos falsos e perigos que se aproximam. Fisicamente, fortalece a pele, cabelos, ossos, unhas, articulações e coluna vertebral.
História: Entre os índios americanos, era considerada como importante pedra de proteção.

OBSIDIANA MARAGONY

Indicações: Vidas passadas, Regressão.
Propriedades: Revela segredos de vidas passadas. Para uso da regressão de vidas passadas, porém deve ser usada com acompanhamento de profissional experiente.
História: As lendas dos povos indígenas dizem que as Obsidianas maragony(ou mogno) eram usadas como antibiótico natural.

OBSIDIANA NEGRA

Indicações: Proteção, Centramento.
Propriedades: É muito eficaz quando usada como amuleto de proteção. Quando se sentir desconcentrado, dispersivo, segure um pedaço desta pedra nas mãos para centramento e ancoramento.
História: Os antigos astecas faziam espelhos quadrados e chatos desta pedra para usá-los em divinação.

OLHO DE FALCÃO

Indicações: Aumenta a sensibilidade e intuição.
Propriedades: Aumenta a sensibilidade e intuição. Dissolve a depressão e preserva a juventude. Pode ser usada em encantamentos de riqueza e dinheiro, trazendo sorte para jogadores.

OLHO DE GATO

Indicações: Determinação e coragem.
Propriedades: Contribui para ordenação dos nossos pensamentos e desejos, fortalecendo nossa determinação, coragem e autoconfiança.

OLHO DE TIGRE

Indicações: Contra inveja e mau olhado.
Propriedades: Ajuda a reconhecer nossos recursos internos e usá-los para atravessarmos momentos difíceis. É excelente para combater o mau olhado e sentimentos de inveja.
História: Os Árabes acreditavam que o Olho de tigre trazia ao seu portador alegria e o ajudava a aguçar os sentidos.

ÔNIX

Indicações: Concentração e proteção.
Propriedades: Traz sabedoria em decisões que precisam ser tomadas. Inspira proteção contra magia negra, encantamentos e feitiços. Estabelece harmonia entre o corpo e a alma.
História: Foi utilizada por quase todos os povos como pedra de proteção contra magia negra encantamentos e bruxarias.

ÔNIX AZUL

Indicações: Acalma em momentos de raiva, evita pesadelos e sono agitado.
Propriedades: Por sua coloração azulada, esta pedra traz equilíbrio mental e paz de espírito. Tenha sempre um pedaço de Ônix azul quando precisar harmonizar as emoções.

ÔNIX VERDE

Indicações: Sorte, Criatividade.
Propriedades: Atraia a sorte, especialmente em jogos de azar. Pode ser usada quando se deseja despertar o lado criativo da mente.

ÔNIX VERMELHO

Indicações: Emoções, Tranquilidade.
Propriedades: Quando se deseja ocultar as emoções e manter a tranquilidade em momentos em que é preciso evitar situações confitantes, esta pedra é a mais indicada.

OPALA

Indicações: Proteção astral, Sensitividade, Beleza, Dinheiro e So.
Propriedades: É preferida por muitos para desenvolver os poderes extra-sensoriais. Brincos de Opala são o ideal para este propósito. Também são usadas para proteção e projeção astral e como amuletos para atrair a sorte.
História: Chamada pelos gregos e romanos de "opalus", as Opalas eram diretamente associadas aos deuses e à criação.

OPALA ANDINA

Indicações: Proteção, Sensitividade, Sorte.
Propriedades: Preferida por muitos por desenvolver os poderes extrasensoriais, a Opala é excelente para despertar a intuição e a criatividade.

OPALA DE FOGO

Indicações: Dinheiro, Negócios, Sexualidade.
Propriedades: São geralmente empregadas para atrair dinheiro ou para realização de negócios que envolvam dinheiro. Uma opala de fogo num estabelecimento comercial é ótimo para atrair clientes. Pode ser usada também para estimular a sexualidade.

PEDRA DA LUA

Indicações: Fertilidade e sexualidade.
Propriedades: Atua no campo afetivo, ajudando a atrair o amor e a resolver problemas entre enamorados. Para as mulheres, inspira sensualidade e fertilidade.
História: Nos países Árabes até hoje a pedra da lua é considerada a pedra abençoada da família. As mulheres da Índia e Sri Lanka costumam fixar uma Pedra da lua em seus trajes para o equilíbrio da alma e da saúde.

PEDRA DO SOL

Indicações: Sucesso nas realizações, reconhecimento e auto-estima.
Propriedades: Traz fama e sucesso para aqueles que desejam reconhecimento pessoal em qualquer atividade. Inspira auto-estima, confiança e certeza nas realizações.
História: Esta não é uma pedra com origem natural apesar de ser composta por minerais naturais. Os pontos dourados são produzidos por fundição e cintilam como se fossem ouro.

PEDRA ESTRELA

Indicações: Fama, Popularidade.
Propriedades: Considerada a pedra da fama. Nos confere uma aura de popularidade e reconhecimento pelos outros.

PERIDOTO

Indicações: Esperança, realização de sonhos.
Propriedades: É a pedra da esperança. Com ela facilmente enxergamos a realização de nossos sonhos.
História: Dize-se que Moisés se protegia de seus inimigos com um Peridoto incrustado no escudo.

PÉROLA

Indicações: Atração e sensualidade.
Propriedades: Influenciada pela lua, nos torna mais atraentes e sensuais para o sexo oposto.
História: Na antiguidade achava-se que as pérolas fossem lágrimas congeladas de Freya a Deusa da Síria antiga.

PIRITA

Indicações: Prosperidade e riqueza.
Propriedades: Excelente para atrair a riqueza e a prosperidade. Pode ser utilizada nos momentos de dificuldades financeiras para trazer mudanças e soluções.
História: Lendas diziam que a Pirita tem o poder de atrair ouro. Os povos incas usavam esta pedra como espelho.


QUARTZO AZUL

Indicações: Calmante e relaxante.
Propriedades: Inspira limpeza da alma, proporcionando harmonia, equilíbrio e paz interior. Na parte física, alivia tensões musculares.

QUARTZO BORDÔ

Indicações: Relacionamentos, Paz, Harmonia.
Propriedades: Favorece a felicidade nos relacionamentos, trazendo paz e harmonia entre as pessoas envolvidas. Na saúde, melhora a digestão e alivia dores estomacais.

QUARTZO ROSA

Indicações: Amor e relacionamentos.
Propriedades: É conhecida como a pedra do amor, pois estimula nossa capacidade de amar, ajudando nas relações afetivas. Ótima para quem tem medo de demonstrar suas emoções. Para a saúde do coração é um excelente remédio.
História: Desde a antiguidade o quartzo rosa é considerado a pedra do amor e do coração.

QUARTZO SODALÍTICO

Indicações: Estudos e raciocínio.
Propriedades: Favorece a concentração, atua como inspiradora sobre o cérebro e os pensamentos, sendo excelente para a memória.

QUARTZO VERDE

Indicações: Saúde e ligação com a natureza.
Propriedades: Fortalece a saúde em geral, ajudando no tratamento do câncer, da pressão, insônia e fadiga. Representa a natureza, a saúde e o equilíbrio.
História: Conhecida pelos gregos, o quartzo verde também chamado de Aventurina, era considerada a pedra da sorte, da coragem e do otimismo.

QUIASTOLITA

Indicações: Ânimo, Esperança, Sensitividade
Propriedades: Desperta o nosso sexto sentido, dá ânimo e renova as esperanças.
História: Também conhecida como Pedra-cruz, era muito usada pelos xamãs como item favorito de troca.

RODOCROSITA

Indicações: Abre os caminhos amorosos e harmoniza os relacionamentos.
Propriedades: Traz harmonia nos relacionamentos amorosos e abre os caminhos para novas paixos. Ensina o amor pela vida e a dividir esse amor com os outros. Também estimula nosso amor próprio.
História: Os índios a veneravam como pedra do amor, de proteção e cura.

RODONITA

Indicações: Magnetismo e atração.
Propriedades: Aumenta nosso magnetismo, nos tornando mais atraentes e interessantes.
História: Os gregos levavam esta pedra durante suas viagens por acreditarem em seu poder de proteção contra perigos.

RUBI

Indicações: Amor, Fidelidade, Parcerias, Intrigas.
Propriedades: Atuam sobre os parceiros num relacionamento, estimulando-os a serem sinceros e fiéis um com o outro aumentando o sentimento e a força do amor entre ambos. Os Rubis protegem seu portador contra pessoas invejosas e contra intrigas.
História: Na antiga Índia afirmava-se que a posse de muitos rubis ajudava a pessoa a acumular mais pedras preciosas.

SAFIRA

Indicações: Sensitividade, Amor, Meditação, Cura.
Propriedades: Funciona como a guardiã do amor promovendo a fidelidade e sintonizando os sentimentos entre os envolvidos. São também usadas como protetoras da saúde em sentido geral.
História: Era usada pelos gregos para consultar oráculos como o famoso Oráculo de Delfos.

SELENITA

Indicações: Amor, Gravidez, Proteção, Reconciliação.
Propriedades: É trocada entre enamorados para uma reconciliação. Excelente para o amor, gravidez e também para proteção.
História: Seu nome tem origem na Deusa antiga da Lua.

SERPENTINITA

Indicações: Proteção, Sorte, Lactação.
Propriedades: Atrai sorte, auxilia a memória e combate os males do fígado. Na antiguidade era usada ao redor do pescoço por mulheres que amamentavam para de estimular a produção do leite.
História: Na antiga Assíria eram feitos sinetes com a Serpentinita para que os Deuses e Deusas enviassem bênçãos duplas.

SODALITA

Indicações: Vidência e intuição.
Propriedades: Tem o poder de abrir a terceira visão, aumentando o contato com outros planos astrais. Desperta a intuição e a clarividência, promovendo a harmonia e a intelectualidade.
História: Seu nome significa Soda(Sal) e Litio(pedra) que quer dizer "Pedra-de-sal" ou Sodalita.

TOPÁZIO AZUL

Indicações: Felicidade, Bom humor.
Propriedades: É uma excelente pedra para ser usada por atores e atrizes, pois favorece o sucesso no palco. Estimula nossas capacidades cênicas e musicais. Também é considerada uma pedra de proteção e sorte.
História: Os gregos acreditavam que dentro do Topázio azul reuniam-se os deuses do céu e da terra para deliberarem sobre como expulsar os males do céu e do mar para que mantessem sua cor azul transparente assim como o Topázio azul.

TOPÁZIO IMPERIAL

Indicações: Regido pelo sol, nos traz crescimento espiritual e material.
Propriedades: Harmoniza a aura, inspira bons sentimentos, oferecendo ao seu portador alegria, paz e bom humor. Favorece o crescimento espiritual e material. Fisicamente, previne contra insônia, proporcionando sensação de relaxamento e calma profunda.
História: É conhecida há milhares de anos pelos povos antigos que acreditavam em sua capacidade de despertar a alegria e o otimismo.
TURMALINA MELANCIA

Indicações: Amizade, Alegria, Caráter.
Propriedades: Esta pedra nos ajuda na libertação de nossa mente dos sentimentos de culpa, fazendo-nos relaxar e ficar mais alegres com nossas escolhas e ações. É uma pedra poderosa para o coração.
História: Desde a antigüidade as turmalinas são consideradas pedras da amizade e do amor.
TURMALINA NEGRA

Indicações: Contra a negatividade.
Propriedades: Repele a energia negativa, neutralizando a raiva, a inveja, o ressentimento e a insegurança. É um excelente talismã de proteção, livrando seu portador de todos os males.

TURMALINA QUARTZO

Indicações: Harmonização, equilíbrio entre opostos
Propriedades: Ajuda a aliviar a tristeza, facilitando um novo começo e trazendo luz às nossas vidas. Equilibra os opostos, protegendo-nos de más intenções e de bruxarias.

TURMALINA VERDE

Indicações: Relaxante e anti-estresse.
Propriedades: Tem efeito relaxante e anti-estresse. Ótima para renovação de células, para equilibrar a pressão e auxilia na cura de doenças cardíacas.

TURQUESA

Indicações: Sucesso, Amigos, Amor, Felicidade
Propriedades: Proporciona sucesso comercial, favorece a auto-segurança e combate a depressão. Atrai novos amigos, o amor e a felicidade.
História: Seu nome significa "pedra turca". Para os turcos esta era uma pedra da sorte; para os egípcios e gregos era uma pedra de cura que protegia o corpo de todos os males.

TURQUESA AMARELA

Indicações: Contra o cólera e o Rancor.
Propriedades: A Turquesa Amarela ajuda a prevenir o cólera (raiva) e nos liberta dos sentimentos rancorosos contra pessoas e situações.

UNAQUITA

Indicações: Depressões e tensões.
Propriedades: Tem muita eficácia se utilizada como anti-depressiva. Atua sobre o corpo para restauração do equilíbrio (Yin e Yang) e tem propriedades calmantes, aliviando a tensão.
História: Entre os gregos e romanos a Unaquita era considerada uma pedra de cura e um amuleto de boa sorte para aqueles que retornavam ao lar.

ZEBRA STONE

Indicações: Harmonização, Persistência.
Propriedades: Tem efeito harmonizador sobre o corpo, mente e espírito. Ativa as forças autocurativas e proporciona maior força e persistência.

ZIRCÃO

Indicações: Autoconfiança, Novas amizades.
Propriedades: Tem grande força curativa sobre nosso corpo e mente. Desfaz a melancolia, complexos e estimula a autoconfiança em nós mesmos. Favorece novas amizades e parcerias.
História: Durante muito tempo na antiguidade esta pedra teve sue valor equivalente ao diamante devido à sua semelhança e alto grau de refração.

olho de boi




Nome popular: Coronha, fava de café, cabeça de frade, mucuna, mucana, olho de boi

Nome científico: Dioclea violacea

Orixá regente: Ossain

Planta brasileira que produz uma semente conhecida popularmente pelo nome de olho de boi.

Utilizada para combater mau-olhado e afastar cargas densas de inimigos através da chamada demanda mental.

Colocada dentro de um copo com água e consagrada em oração a Ossain, dura muito tempo e após começar a apodrecer ne água significa que absorveu cargas densas que pairavam no ambiente ou no campo áurico da pessoa.

Usado em colares de pais e mães velhos e caboclos nos terreiros de umbanda.

Seu uso é diurético e também no combate a hidropisia e feridas, é tônico, calmante e ajuda a combater os sintomas do derrame.

Rosa de jericó (Selaginella lepidophylla)





A rosa de jericó, também conhecida como flor da ressurreição, é uma planta do deserto que cresce no Oriente Médio e na América Central. Durante longos períodos de tempo estas plantas vivem em regiões desertas, crescendo e reproduzindo-se como qualquer outra planta, até o meio ambiente deixar de lhes favorecer uma existência saudável.

Quando chega essa altura, as flores e as folhas secas caem e os galhos secos encolhem-se, formando uma bola. As plantas retiram as suas raízes do solo e permitem ao vento transportá-las pelo deserto, até chegarem novamente a um sítio húmido onde podem continuar a crescer e a propagarem-se. A bola volta a abrir-se totalmente e a soltar as suas sementes, que germinam. Assim que entram em contacto com água, as jovens plantas de aspecto seco começam rapidamente a florescer.
Pode dizer-se que estas plantas “sentem” o que fazem durante este processo, visto que não se mantêm necessariamente no primeiro sítio onde páram, mas investigam o local para verificarem se é adequado ao crescimento. Ali podem ficar, e crescer, ou então mudam-se várias vezes.

Efeitos
A rosa de jericó é vendida nos mercados mexicanos para usar como diurético. Também é utilizada em rituais de vudu e de "santeria cubana", para gerar amor, sorte e dinheiro. Quando transportada por uma pessoa diz-se que absorve energia negativa.

Uso
As rosas de jericó completamente secas crescem quando colocadas em água e deixadas a repousar. Quando seca, a rosa enrola-se e torna-se cinzenta e frágil. Mas se a colocares dentro de água, ela recupera a sua cor verde natural e desenrola-se, transformando-se novamente num maravilhoso organismo vivo. E faz isto vezes sem conta! Coloca a rosa num prato ou numa tigela com água durante 3 dias ou mais, até que se torne verde e se abra. A água deve ser mudada com frequência. Permite à planta secar completamente, após uma semana verde e viva.