Mensagens populares

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

As delicadas bonecas Kokeshi




As Kokeshi são bonequinhas japonesas que medem uns 15 cm, feitas de madeira (cerejeira e cornus), originárias do norte do Japão, sua característica é ter um corpo cilíndrico, cabeça grande e ausência de pernas e braços.

São pintadas com traços finos e delicados, delineando o rosto e dando beleza a boneca. Kokeshi, que na tradução significa “crianças perdidas” são pintadas sobre um fundo vermelho, preto e amarelo e feito detalhes coloridos.Dizem que estas bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (entre 1600-1868), para serem vendidas como souvenirs.


Existem dois tipos de formatos de kokeshi, as tradicionais e as criativas.As tradicionais seguem alguns padrões particulares. Existem onze tipos: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro.Mas a mais popular é o Naruko.

Já as criativas, o artesão pode utilizar de total liberdade para dar forma e cores.Essas, começaram a ser produzidas após a II Guerra Mundial.
Pois bem, agora que vocês já sabem um pouco sobre a kokeshi vou dizer o real significado para os japoneses.Temos essa boneca como objeto de decoração, porém ela significa muito mais do que isso para esse povo.

Os japoneses em especial os da ilha de Okinawa adotaram o costume de usar a boneca em cerimônias de enterro, e crêem que as crianças que morreram antes de completar 12 anos teriam sua alma fixada na boneca para não se sentirem sozinhas depois da morte.Depois colocam a boneca em cima da lápide ou guardam em casa oferecendo frutas, origamis e brinquedos para alegrar o seu espírito.

Existe uma lenda bizarra na região de Tohoku, que fala quando as vilas enfrentaram escassez de alimentos, crianças foram sacrificadas para servirem de alimentos.Tomara que seja só lenda, por essa razão as bonequinhas não possuem pernas e nem braços.

Um outro significado bacana é que as graciosas bonecas trazem sorte,felicidade e longevidade.

Prefiro ficar com a crença na qual dizem que adoptar uma boneca, traz felicidade e prosperidade para o lar.

Sem comentários:

Enviar um comentário