Mensagens populares

Número total de visualizações de páginas

sábado, 12 de maio de 2012

AS LEIS DO KARMA


A base dos ensinamentos de Buda prende-se com a ideia de renascimentos cíclicos que os seres têm de passar antes de se libertarem e atingirem o Nirvana.
O ciclo de renascimentos sucessivos (Samsara) está directamente ligado à lei do Karma, o que pressupõe a existência de um efeito causal das acções. O renascimento é uma continuidade de acções e reacções (incluindo acções mentais que não se concretizaram) porque os Karma fornecem a energia para renascer uma e outra vez. Ou seja, quando um ser renasce traz com ele uma herança kármica que é o resultado de acções praticadas em anteriores existências.
Com esta doutrina, o Budismo primordial negou duas teorias religiosas da altura: a teoria da criação que atribui a responsabilidade da felicidade ou infelicidade do indivíduo a Brama e a teoria do acaso, segundo a qual a felicidade ou infelicidade do indivíduo não têm causas específicas.
A teoria dos Karma explica a diversidade de vidas dos seres vivos. Quem praticou boas acções em anteriores existências, irá ter uma vida melhor do que quem praticou más acções. Ou seja, bons karma dão bons frutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário