Mensagens populares

Número total de visualizações de páginas

sábado, 12 de maio de 2012

O BUDISMO ZEN






O Budismo Zen chega ao Japão em duas variantes:

Rinzai Zen

Soto Zen

O primeiro encontrará numerosos adeptos entre os samurais, introduzido pelo padre Eisai (1141-1215), o segundo, mais meditativo e popular, introduzido pelo padre Dogen (1200-1235).

A composição social dos adeptos das duas escolas resume-se da seguinte forma: o Rinzai pelos aristocratas e o Soto pelos camponeses.

O Budismo Zen sustenta que se pode alcançar o Despertar com o nosso próprio esforço. O Rinzai recomenda preferencialmente técnicas simples de eficácia imediata como o koan, e o Soto não conhece senão uma regra, a da meditação em posição de sentado.

Noutras escolas de Budismo, o acordar ou bodhi parece remoto e quase sobrehumano, algo que só se atinge depois de muitas vidas de esforço paciente. Mas no Zen há sempre a sensação de que o acordar é perfeitamente natural. espantosam,ente evidente, que poderá suceder a qualquer momento. E se implica alguma dificuldade, é precisamente por ser demasiado simples. O Zen é também directo no seu modo de ensinar, pois aponta directa e abertamente a verdade, e não se perde com simbolismos.

Sem comentários:

Enviar um comentário