Follow by Email

Mensagens populares

Número total de visualizações de página

sábado, 12 de maio de 2012

O BUDISMO THERAVADA




O Budismo Theravada é dominante no Sri Lanka, seguido por cerca de 70 % da população. O Budismo tem um importante papel quer na espiritualidade quer na cultura do país. Historicamente, o Budismo no sudeste da Ásia começa com a introdução do Dharma no Sri Lanka . O primeiro contacto refere-se à missão enviada por Asoka, no ano 247 a. C. É dessa altura a construção da grande stupa em Anaradhapura e da Thuparama Dagaba, em Kandi, que abriga uma relíquia, a clavícula do Buda.
Desde logo se criou uma ligação e identificação entre o Budismo e o Estado. Essa situação agradava aos monges, que obtinham favores reais e aos reis, que gozavam de uma legitimação do seu poder político. Aliás, a própria literatura antiga do Sri Lanka, nomeadamente as crónicas Dipavamsa e Mahavamsa, combina notavelmente a religião e o nacionalismo.
Do legado antigo da cultura do Sri Lanka é de realçar a obra do monge Buddhaghosa, um indiano que viajou para lá no princípio do século V. Foi ele quem compilou um grande compêndio de doutrina, o Visuddhi-magga "Caminho para a Pureza" e resumiu o material sobre o Vinaya assim como a maior parte do Sutta Pitaka.
Com este trabalho, Buddhaghosa exerceu enorme influência sobre a doutrina ortodoxa Therevada, sendo a maior parte dos ensinamentos que hoje conhecemos um resultado da síntese da sua obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário